título do trabalho
work title
data
date

Carrazeda+Cariri, 2009

Carrazeda+Cariri, 2009
seis séries de 18 impressões fotográficas em papel de prata/gelatina, pintadas por mestres da fotopintura, do nordeste do Brasil. São eles: Mestre Júlio Santos (Fortaleza, CE), Mestre Abdom, Mestre Jean, Mestre Cícero e Mestre Demontier (Juazeiro do Norte, CE) e Toni Bras (São Luís, MA). Fotografias originais de Eduardo Pinto, Rui Lopes e Rui Martins, feitas em Carrazeda de Ansiães, Portugal, em 2009, obtidas pela internet. Acompanha uma impressão de um texto extraído do jornal folha de São Paulo.

materiais variados sobre papel fotográfico de prata/gelatina
40x30 cm cada
six series of 18 photographic prints on silver/gelatin paper, painted by masters of photopainting from the northeast of Brazil. They are: Mestre Júlio Santos (Fortaleza, CE), Mestre Abdom, Mestre Jean, Mestre Cícero and Mestre Demontier (Juazeiro do Norte, CE) and Toni Bras (São Luís, MA). Original photographs by Eduardo Pinto, Rui Lopes and Rui Martins, taken in Carrazeda de Ansiães, Portugal, in 2009, obtained from the internet. Accompanied by a printed text taken from the newspaper Folha de São Paulo. 

mixed media on gelatin-silver prints
40 x 30 cm each 
© Ding Musa

© Ding Musa
© Ding Musa
© Isabella Matheus
© Ding Musa
© Ding Musa


galeria Mestre Jean
18 impressões fotográficas em papel de prata/gelatina, pintadas com pastel a óleo pelo Mestre Jean Alves, Juazeiro do Norte, CE e adesivo vinílico

galeria Mestre Júlio Santos 
18 fotografias em papel de prata/gelatina, pintadas com pastel seco por Mestre Júlio Santos em Fortaleza, CE e adesivo vinílico

galeria Mestre Cícero 
18 impressões fotográficas em papel de prata/gelatina, pintadas com pastel a óleo por Mestre Cícero Alves em Juazeiro do Norte, CE e adesivo vinílico

galeria Mestre Demontier  
18 impressões fotográficas em papel de prata/gelatina, pintadas com pastel a óleo por Mestre Demontier Alves em Juazeiro do Norte, CE e adesivo vinílico

galeria Mestre Abdom  
18 impressões fotográficas em papel de prata/gelatina, pintadas com pastel a óleo por Mestre Abdom Alves em Juazeiro do Norte, CE e adesivo vinílico

galeria Toni Bras 
18 impressões fotográficas em papel de prata/gelatina, pintadas com pastel a óleo por Toni Bras em São Luís, MA e adesivo vinílico

Master Jean Gallery
18 photographic prints on gelatin silver paper printed painted with oil pastel by Mestre Jean Alves, Juazeiro do Norte, CE and vinyl adhesive

Master Júlio Gallery
18 photographic prints on gelatin silver paper printed painted with dry pastel by Mestre Júlio Santos, Fortaleza, CE and vinyl adhesive

Master Cícero Gallery 
18 photographic prints on gelatin silver paper printed painted with oil pastel by Mestre Cícero Alves em Juazeiro do Norte, CE and vinyl adhesive

Master Demontier Gallery 
18 photographic prints on gelatin silver paper printed painted with oil pastel by Mestre Demontier Alves, Juazeiro do Norte, CE and vinyl adhesive

Master Abdom Gallery 
18 photographic prints on gelatin silver paper printed painted with oil pastel by Mestre Abdom Alves em Juazeiro do Norte, CE and vinyl adhesive

Toni Bras Gallery
18 photographic prints on gelatin silver paper printed painted with oil pastel by Toni Bras em São Luís, MA and vinyl adhesive

Trata-se de uma série composta por seis conjuntos de 18 retratos de base fotográfica, realizados por mestres fotopintores, em 2009, um deles residente em Fortaleza, Ceará, e quatro em Juazeiro do Norte, cidade da região do Cariri, localizada ao sul do mesmo estado. Em 2025 a série ganhou mais um conjunto de retratos, pintados por Toni Bras, um fotopintor de São Luis do Maranhão. Os retratados nunca vieram ao Brasil e são habitantes de um vilarejo chamado Carrazeda de Ansiães, em Pinhal do Douro. 

A técnica da fotopintura sobre papel fotográfico é uma tradição de retrato pintado já praticamente desaparecida  em função da dificuldade de acesso ao papel fotográfico convencional, à base de sais de prata. Não obstante o desaparecimento do suporte fotográfico, que era conhecido entre os mestres como o ‘retrato puxado’, a pintura sobre o retrato passou a ser feita digitalmente, através do uso do Photoshop, pois a clientela do Cariri e de outras regiões do norte e nordeste do Brasil permaneceu fiel às manipulações coloridas, em contraposição ao retrato convencional, em alta resolução. É como se, aos olhos do homem simples do norte e nordeste rural, o retrato pintado — manual ou digital — se mantivesse como a representação ideal da figura humana, a cristalização de um momento ao mesmo tempo preciso e precioso. 

Os retratos pintados, na maioria das vezes, se prestam a imortalizar uma situação inusitada ou impossível como por exemplo uma união entre familiares que nunca se conheceram, por meio da ‘refotografia’ e do retoque. Além disso, a pintura agregada à fotografia, do simples retoque à total cobertura da superfície do papel, aproxima o retrato dos ícones religiosos e, juntos, povoam as paredes das casas do sertão. 

Os dezoito retratos do projeto Carrazeda+Cariri que aparecem em cada um dos seis conjuntos foram gerados a partir de fotos obtidas na internet, em blogs e sites da região de Carrazeda de Ansiães, local onde há uma notória carência de mulheres. A vida rural e a falta de perspectiva de uma vida com mais liberdade parecem ter afugentado as mulheres de lá, nos últimos anos, e os vilarejos estão encolhendo: uma disfunção social sem uma saída local, tal como está ocorrendo com a tradição do retrato pintado a mão no Cariri. Imortalizar os retratos isolados dos homens de Carrazeda e reproduzi-los por meio de diversas interpretações advindas da fotopintura é uma maneira irônica de multiplicar essas existências e garantir-lhes uma imortalidade — uma resposta provocativa ao celibato, às disfunções sociais, como também à situação limite do retrato pintado.   

Rosângela Rennó, 2009-2025
This is a series made up of six sets of 18 photo-based portraits by master photopainters in 2009, one of whom lives in Fortaleza, Ceará, and four in Juazeiro do Norte, a city in the Cariri region, located in the south of the same state. In 2025, the series gained another set of portraits, painted by Toni Bras, a photopainter from São Luis do Maranhão. The subjects have never been to Brazil and are inhabitants of a village called Carrazeda de Ansiães, in Pinhal do Douro.

The technique of photopainting on photographic paper is a tradition of painted portraits that has practically disappeared due to the difficulty of accessing conventional photographic paper, based on silver salts. Despite the disappearance of the photographic support, which was known among the masters as the ‘pulled portrait’, the painting on the portrait is now done digitally, through the use of Photoshop, because the clientele of Cariri and other regions of northern and northeastern Brazil remained faithful to the color manipulations, as opposed to the conventional, high-resolution portrait. It is as if, in the eyes of the simple man from the rural north and northeast, the painted portrait - manual or digital - remains the ideal representation of the human figure, the crystallization of a moment that is both precise and precious. 

Most of the time, painted portraits lend themselves to immortalizing an unusual or impossible situation, such as a union between family members who have never met, through ‘rephotography’ and retouching. In addition, the painting added to the photograph, from simple retouching to total coverage of the paper surface, brings the portrait closer to religious icons and, together, they populate the walls of homes in the sertão

The eighteen portraits from the Carrazeda+Cariri project that appear in each of the six sets were generated from photos obtained on the internet, from blogs and websites in the Carrazeda de Ansiães region, a place where there is a notorious lack of women. Rural life and the lack of prospects for a life with more freedom seem to have driven women away in recent years, and the villages are shrinking: a social dysfunction with no local way out, just as the tradition of the hand-painted portrait in Cariri is doing. Immortalizing the isolated portraits of the men of Carrazeda and reproducing them through various interpretations of photopainting is an ironic way of multiplying these existences and guaranteeing them immortality - a provocative response to celibacy, social dysfunction and the limiting situation of the painted portrait.

Rosângela Rennó, 2009-2025