Río-Montevideo, 2011-2016
Série Río-Montevideo,
2011-2016
Instalação
Vinte mesas de ferro com interruptores e temporizadores, vinte projetores de
slide, trinta e dois slides digitais, placas de acrílico, PVC, espelhos e trilha
sonora de 6 min inspirada no hino da ‘Internacional Comunista’.
Dimensões variáveis
ROSÂNGELA RENNÓ: RÍO-MONTEVIDEO
A instalação Río-Montevideo destaca a narrativa, muitas vezes esquecida,
do cotidiano no Uruguai durante os anos 1960 e 1970, uma época de
grandes convulsões sociais e políticas não só no país, mas na América
Latina. Entre as trinta e duas imagens projetadas estão lutas de boxe e
futebol, cerimônias religiosas, manifestações e confrontos armados entre
a polícia militar e manifestantes nas ruas centrais da capital.
Concentrando-se nas memórias visuais, Rennó procura abordar o fenômeno
da amnésia nacional em torno de eventos históricos - nascida da censura
imposta pelo regime ditatorial da época.
As imagens foram registradas principalmente por Aurelio González,
fotógrafo-chefe de El Popular, e outros fotojornalistas que trabalhavam
para o jornal: Hermes Cuña, Julio Alonso, Eduardo Bonomi, Sergio
Pereyra, Héctor Mesa e o filho de Aurelio, Fernando González. Fundado em
1957, o jornal funcionou até junho de 1973, quando foi fechado na
véspera do golpe militar. Prevendo o iminente fechamento, González
escondeu todo o seu arquivo fotográfico, com 48.626 negativos, entre as
paredes de sua sala no prédio do jornal. Ele então deixou o país e
passou os próximos doze anos viajando pela Europa, chamando a atenção
para a situação política no Uruguai e na América do Sul. Em 1985, com o
fim da ditadura, González retornou ao seu país.
Foi então que ele tentou recuperar os negativos e descobriu que o velho
edifício havia passado por reformas. O material, encontrado durante as
obras, acabou por ser enviado ao Centro de Fotografía (CdF) que,
reconhecendo a sua importância histórica, ajudou na sua recuperação. Se
não tivessem sido escondidos, os negativos provavelmente teriam sido
destruídos durante a ditadura. Recuperados, constituem um registro
visual inestimável dos anos de recessão econômica e a agitação pública
que antecedeu o golpe militar - um período que quase não possui
documentação visual.
Para a apresentação de Río-Montevideo, Rennó usa vinte projetores de
slides de diferentes formatos, modelos e épocas, encontrados em mercados
de pulga de Tristán Narvaja (Montevidéu) e Troca-Troca (Rio de
Janeiro). Para Rennó, estes projetores oferecem uma analogia mecânica à
materialidade e resistência dos negativos de El Popular, uma qualidade
que a artista percebe frágil na era digital. Os projetores são operados
pelos visitantes que acionam manualmente lâmpadas individuais para expor
cada slide. Como resultado dessas interações, há constante mudança da
sequência de imagens na parede, oferecendo aos espectadores novas e
diversas leituras dos eventos descritos. Na instalação, pode-se ouvir a
gravação clássica da Internacional Comunista.
O efeito geral é o de uma história fragmentada que procura interrogar o
passado, enquanto questiona a relação entre narrativas coletivas
nacionais e fatos registrados.
Río-Montevideo series, 2011-2016
Installation
20 tables of iron with switches and timers, 20 slide projectors, 32
digital slides, acrylic sheets, PVC, soundtrack inspired by the hymn The
Internationale.
Variable dimensions
ROSÂNGELA RENNÓ:
RÍO-MONTEVIDEO
Comprising thirty-two images, the project highlights the often overlooked
narratives of everyday protagonists during the 60s and 70s, a time of great
social and political upheavals in Uruguay and throughout Latin America. These
include pictures of boxing and football matches, religious ceremonies,
demonstrations and armed confrontations between the military police and
protesters in the central streets of the capital. By focusing on these visual
memories Rennó seeks to address elements of the phenomena of national amnesia
surrounding historical events - born out of the censorship imposed by the
dictatorial regime of the time.
The images were mainly taken by Aurelio González, chief photographer of El
Popular, and other photojournalists who worked for the newspaper: Hermes Cuña,
Julio Alonso, Eduardo Bonomi, Sergio Pereyra, Héctor Mesa and Aurelio's son,
Fernando González. Founded in 1957, the newspaper ran through to June 1973 when
it was shut down on the eve of the military coup. Foreseeing the paper's
imminent closure González hid its entire photographic archive consisting of 48,
626 negatives between the walls of its office building. He was then forced to
leave the country and spent the next twelve years travelling from Spain to the
rest of Europe, trying to raise awareness of the political situation in Uruguay
and South America before finally returning to Uruguay in 1985 following the end
of the dictatorship.
On his return he tried to retrieve the negatives but discovered the old office
building had undergone renovations so these were no longer able to be found.
They were to remain hidden for two more decades until the son of the owner of
the building that previously housed El Popular discovered a canister of
negatives. These films eventually reached the Centro de Fotografía who,
recognising the importance of the find, assisted in the recovery of the full
archive. Had these films not been hidden, the archive would almost certainly
have been obliterated during the dictatorship's rule. Recovered, they
constitute an invaluable visual record of the years of economic downturn and
public unrest preceding the military coup - a period which bears almost no
photographic witness.
For the presentation of Río-Montevideo, Rennó uses twenty slide projectors of
varying formats, models and eras, found in the flea markets of Tristán Narvaja
(Montevideo) and Troca-Troca (Rio de Janeiro). For Rennó these projectors offer
a mechanical analogy to the materiality and endurance of El-Popular's negatives,
a quality she feels is now lost in an age of digital disposal. The projectors
are operated by visitors who manually trigger individual bulbs to expose each
slide. As a result of these interactions the ever changing sequence of images
on the wall offers viewers new and diverse readings of the events depicted.
Also playing in the space is a classical composition recording of the famous
Communist International anthem.
The overall effect is that of a fragmented history which seeks to interrogate
the past while questioning the relationship between collective national
narratives and recorded facts.