BIBLIOGRAFIA SELECIONADA


Livros, catálogos e volantes de exposição

  • Alvares, Lucia Capanema. "Valor de uso, valor de troca e ressignificações" [Use-value, Exchange-value and Resignification]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p.50-59 [Português/Inglês].
  • Alzugaray, Paula. "Rosângela Rennó: o artista como  narrador". São Paulo, Associação Videobrasil, 2007. http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier029   (Download)
  • Alzugaray, Paula. "Aqui passa o trópico". São Paulo: Paço das Artes, 2007. Folder de exposição.
  • Bussac, Claude (dir.). Dicionário de Fotógrafos – A dictionary of Photographers. Madrid: La Fabrica editorial, 2007. P. 468-469 .
  • Bofill, Arola Vall. "Las voces del archivo" In Revisiones: álbumes, promess y memorias. Huesca: Visiona, 2016.
  • Cameron, Dan. “Rosângela Rennó”. In Cream. Contemporary Art in Culture. Londres [London]: Phaidon, 1998, p. 340-343.
  • “Entre as Linhas” [Between the Lines]. In Rosângela Rennó. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1995, p. 6-9.
    (Download)
  • Carlos, Isabel. "Frutos estranhos: anatomia e diáspora". In Rosângela Rennó - Frutos Estranhos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fotomuseum Winterthur, 2012, p 19-34.
  • Castellote, Alejandro, “Rituales de Identidad”. In Mapas Abiertos – Fotografía latinoamericana, 1991-2002. Barcelona: Lunwerg Editores, 2004, p. 80-81.
  • Chiarelli, Tadeu. “O trabalho de Rosângela Rennó: considerações preliminares”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p. 234-239.
  • “A fotografia contaminada”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p. 115-120.
  • "Among projections and rejections: The works of Rosângela Rennó”. In Turning the Map. Images from the Americas. Londres [London]: Camerawork/Arts Council Funded, 1992, p. 24.
    (Download)
  • Coelho, Teixeira. Arte no Brasil 1981 – 2006, Coleção Itaú Contemporâneo. São Paulo: Itaú Cultural, 2006, p. 292.
  • Costa, Luiz Cláudio. “Amnésia e imagem: modos de ver através da fotografia – Rosângela Rennó”. In A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2014, p. 129 – 145.
  • Crespo, Nuno. "Intensificar as imagens". In Rosângela Rennó - Frutos Estranhos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fotomuseum Winterthur, 2012, p 59-69.
  • Diegues, Isabel e Ortega, Eduardo (orgs.). "Fotografia na arte brasileira séc. XX1". Textos de Janaina Melo e Ricardo Sardenberg. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013, p. 294-303.
  • Dos Anjos, Moacir. “Mesmo diante da imagem mais nítida…” [Even in the clearest of images…]. In Rosângela Rennó, Recife, MAMAM, 2006, p. 2-15 [Português], p. 31-38 [English].
    (Download)
  • Dos Anjos, Moacir. "De lixo e poesia" [Of trash and poetry]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p.30-40 [Português/Inglês].
  • Duarte, Paulo Sergio. “Para reler o vermelho e o negro” [Rereading the red and the black]. In Rosângela Rennó, folder de exposição/exhibition folder. Rio de Janeiro: Laura Marsiaj Arte Contemporânea, 2001.
    (Download)
  • Duarte, Luisa e Pedrosa, Adriano (orgs.). ABC - Arte contemporânea brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p.92-97.
  • Durand, Régis. "Archive and memory - Where is the work of art?". In Pontbriand, Chantal (org.). Mutations: perspectives on photography. Paris: Paris Photo / Steidl, 2011, p.218-223 [English].
  • Erbetta, Alejandro (Comp.). La Fotograficidad. Sobre la estética de la fotografía de François Soulages. Buenos Aires: Fundación Alfonso y Luz Castillo, 2018.
  • Fabris, Annateresa. “Identidades seqüestradas”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.). São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p. 273-279.
  • [sem título/untitled]. In APERTO'93-XLV Biennale di Venezia. Milão [Milan]: Flash Art, 1993, p. 382 e [and] in Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, p. 218.
    (Download)
  • "O outro eu". In CCSP – 91: Produções recentes. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1992.
    (Download)
  • Farias, Agnaldo. “Rosângela Rennó”. In Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002, p. 94-97.
  • Fisher, Jean. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p. 2-10.
    (Download)
  • Fatorelli, Antonio. Fotografia e viagem. Rio de Janeiro: Relume/Dumará, 2003, p. 20, 155.
  • “Fotografia e modernidade”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.), São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p. 85-97.
  • Frayse-Pereira, João A. “Arte Contemporânea e banalização do mal: o silêncio do espectador”. In Arte, dor – Inquietudes entre Estética e Psicanálise. (São Paulo: Ateliê Editorial, 2005, p. 293-328).
  • Garramuño, Florencia. "De la memoria a la presencia. Políticas del archive en la cultura contemporánea". In Mundos en común - Ensayos sobre la Inespecificidad en el Arte. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015, p.59-75.
  • ______. "Dossier de frutos extraños". In Mundos en común - Ensayos sobre la Inespecificidad en el Arte. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015, p.183-205.
  • Geczy, Adam. “A science of suppositions: Rosângela Rennó’s Archive Project”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó, Melissa Chiu (ed.). Sidney: University of Western Sydney-Nepean, 2000, p. 34-39.
    (Download)
  • Herkenhoff, Paulo. “Rennó ou a beleza e o dulçor do presente”. In Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp, 1997, p. 115-191.
    (Download)
  • “Rosângela Rennó, the philosophy of the photographic institution”. Artes Mundi 3, Cardiff:ArtesMundi Prize Limited, 2008 p.76-83.
    (Download)
  • Herzog, Hans-Michael [org.]. “Rosângela Rennó”. In The Hours – Visual Arts of Contemporary Latin America. Zurique [Zurich]: Daros-latinamerica / Hatje Cantz verlag, 2005, pp. 26:00-26:05 [english, español].
  • Katzenstein, Inés. “Rosângela Rennó, teorias de la historia” [Rosângela Rennó, theories of history]. In Archivo Pons Artxiboa. Donostia/San Sebastian:  Diputación  Foral  de  Gipuzkoa,  2003,  p. 163-167 [castellano], p. 267-271 [english].
  • Krasny, Elke. “Hipocampo”. In Archiv X. Linz: O.K. Centrum für Gegenwartskunst, 1998, p. 196-199.
  • Landry, Pierre. “Histoires des Amériques”. In “Nous venons en paix…” / Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, 2004, p. 8-19 [français], p. 128-137 [english].
  • Lagnado, Lisette. “Pequena e grande memória (sobre o trabalho de Rosângela Rennó)”. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Folder de exposição [exhibition folder].
    (Download)
  • Lapa, Pedro. “Rosângela, Comunidade sem nome” [Rosângela, Community without a name]. In Rosângela Rennó: Espelho diário. Lisboa [Lisbon]: Museu do Chiado, 2002, p. 7-35.
    (Download)
  • Machado, Arlindo. “A fotografia como expressão do conceito”. In O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. São Paulo: Contracapa e/and Marca d’Água, 2001, p. 135-136.
  • Mauad, Ana Maria. "Uma história visual e os passados possíveis. A propósito da prática artística de Rosângela Rennó". In Fronteiras: arte, imagem e história, Sheila Cabo Geraldo (org.). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. p. 133-156.
  • ______. "Imagem e Memória". In Fronteiras: arte, imagem e história, Sheila Cabo Geraldo (org.). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. p. 125-132.
  • Medina, Cuauhtémoc. Mitologias a marteladas [Mythologizing with the hammer]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 288-315 [Português/Inglês].
  • Melendi, Maria Angélica. “Bibliotheca: ou das possíveis estratégias da memória”. In Rennó, Rosângela, O Arquivo Universal e outros arquivos.  São  Paulo:   Cosac  Naify  Edições /  CCBB,  2003,   p. 23-35  [português],
    p. 37-49 [english].
  • ______. "Arquivos do Mal". In Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017. p. 171-185.
  • ______. "A sordidez do arquivo: entre perdas soterradas e fotografias esquecidas". In Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017. p. 187-210.
  • ______. "Mãos pequenas: a infância como sonho e como fantasmagoria". In Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017. p. 211-232.
  • ______. "A cidade escondida: lembranças de Brasília. In Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017. p. 281-304.
  • ______. "O museu das insignificâncias: a memória, a arte e os restos da derrota. In Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017. p. 357-374.
  • “Memórias dos outros” [Borrowed memories]. In Rennó, Rosângela, Bibliotheca. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003, no prelo/in press.
  • “Archives du Mal – Mal d’Archive”. In Vulgo [Alias] – Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sydney – Nepean, 2000, p. 6-15.
    (Download)
  • "Modelos para armar" [Do it yourself kits]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p.228-265 [Português/Inglês].
  • Mesquita, Ivo. [sem título/untitled]. In 6 artistas – XXII Bienal Internacional  de  São  Paulo.  São Paulo:  Galeria  Camargo  Vilaça,  1994, p. 34-35.
    (Download)
  • Miranda, Wander Melo. “Cenas Urbanas – A violência como forma”. In Pensar a República, Newton Bignotto (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000, p. 179-190.
  • Nascimento, Lyslei de Souza. “Tatuagens e cicatrizes: performances narrativas na contemporaneidade”. In O Corpo em performance, Antônio Hildebrando (org.). Belo Horizonte: NELAP/FALE/UFMG, 2003, p. 97-111.
  • Pedrosa, Adriano. Sem título [untitled], volante de exposição [exhibition folder]. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2002.
    (Download)
  • Penna, Alícia Duarte. “Imaginação do Desastre”. In Rennó, Rosângela, Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
  • Petsini, Penelope. "Capitalist Realism. Future Perfect | Past Continuous."Thessaloniky: University of Macedonia Press, Thessaloniki Museum of Photography, 2018, p. 179-220.
  • Ruiz, Alma. "Cicatriz". In Rosângela Rennó. Cicatriz. Los Angeles: Museum of Contemporary Art, 1996 p. 5-11.
  • Selligman-Silva, Márcio. “Desaparição da Fotografia”. Rio de Janeiro: Caixa Cultural RJ, 2007. Folder de exposição [exhibition folder].
    (Download)
  • Schøllhammer, Karl Erik. "A cena do crime: reflexões sobre um palco do contemporâneo", "A violência como desafio para a literatura brasileira contemporânea" e "Memórias de delinquência e sobrevivência". In Cena do crime: violência e realismo no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013, p.16-36, p.64-67 e p.216-221 respectivamente.
  • Silva, Wagner Souza e. Foto o | Foto 1/ Wagner Souza e Silva. São Paulo: Fapesp, Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
  • Stahel, Urs. "Do desaparecimento, esquecimento e reaparecimento - A arqueologia visual de Rosângela Rennó". In Rosângela Rennó - Frutos Estranhos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fotomuseum Winterthur, 2012, p 35-58.
  • Sütö, Wilma. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p. 12-14.
  • Visconti, Jacopo Crivelli. “Evidências ocultas” [Hidden Evidence]. In Shattered Dreams: Sonhos despedaçados / Beatriz Milhazes, Rosângela Rennó. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p.42-54 [português], p. 26-38 [english].
    (Download)


Periódicos
  • Amaral,   Aracy.   “Brazil:   The  artistic  and  cultural  context”.  In  Lapiz  n. 134-135. Madri [Madrid]: julho/setembro, 1997, p. 36-47.
  • Barros, Regina Teixeira de. "Hipocampo". In Poliester n. 14. Cidade do México [Mexico City]: inverno de 1995-96, p. 54-55.
  • Biass-Fabiani,     Sophie.     “Rosângela     Rennó:     Mémoires     Réfléchies”.    In  Turbulences  vidéo  n.  50.  Clermont  Ferrand:  Janeiro  [january]  2006, p. 3-6.
    (Download - versão em português) (Download - versão em francês)
  • Bush, Kate. "Rosângela Rennó". In Flash Art n. 173. Milão [Milan]: nov./dez. 1993, p. 83.
  • Chiarelli,   Tadeu.   “Photography   in   Brazil   in   the   1990s”.    In   Lapiz   n. 134/135. Madri [Madrid]: jul./set. 1997, p. 110-123.
  • "La mirada contaminada – otras fotografias". In Poliester n. 8. Cidade do México [Mexico City]: 1994, p. 34-41.
  • Fernandes, Francisco Vaz. “Rosângela Rennó”. In Dif n. 29. Lisboa: junho [june] 2005, p. 61.
  • Gallo, Ruben, “Aperto Brazil”. In Flash Art n. 202. Milão [Milan]: out. 1998, p. 83-84.
  • Garulli, Lavinia e [and] Sansone, Valentina, “Focus Photography – Contemporary photography (part one)”. In Flash Art n. 232. Milão [Milan]: out. 2003, p.91.
  • Herkenhoff, Paulo. “Rosângela Rennó y las ultimas fronteras del mirar”. In El Urogallo n. 110-111. Madri [Madrid]: jul./ago. 1995, p. 110-114.
  • Hollander, Kurt. “Crossover Dreams”. In Art in America. Nova York: maio 1998, p. 47-51.
  • Knight, Christopher. “The Writing on the Wall”. In Los Angeles Times: 3 de setembro de 1996.
    (Download)
  • Machado, Arlindo. “The vanishing camera obscura”. In World Art n. 4. Melbourne: 1996, p. 16-17.
  • Melendi, Maria Angélica. “Arquivos do mal – mal de arquivo”. In Revista Studium n. 11, 2003. www.iar.studium.unicamp.br
  • Pavan, Margot. “El espejo opaco de Rosângela Rennó”. In Arte Internacional, edición 21. Bogota: out/dez [oct/dec] 1994, p. 126-127.
  • Pagotto, Mariana Bertelli. "Look again: The influence of Vilém Flusser on Brazilian photographer Rosângela Rennó. In Flusser Studies 12, novembro 2011.  www.flusserstudies.net
  • Pedrosa, Adriano. “Rosângela Rennó at Museum of Contamporary Art, Los Angeles”. In Artforum, Nova York [New York]: jan. 1997, p. 90.
  • “Revelando identidades” [Developing identities]. In Poliester n. 11. Cidade do México [Mexico City]: inverno [winter] de 1995, p. 44-47.
    (Download)
  • Vasquez, Pedro Karp. "O Uso Criativo de Acervos Fotográficos". Rio de Janeiro: Funarte, 2016.
  • Volk,  Gregory.  “Rosângela  Rennó  at  Lombard-Freid”.  In  Art  in  America n. 10. Nova York [New York]: outubro [october] 2003, p. 125.


Entrevistas
  • Ruiz, Alma. "Rosângela Rennó with Alma Ruiz" [Rosângela Rennó con Alma Ruiz]. In Fleeting Imaginaries 2014 Cifo | Grants and Comissions Program Exhibition. Miami: Cifo, 2014, p. 25-28 [Inglês/Espanhol]
  • Cordeiro, Veronica. "Embaralhando rótulos" [Shuffling the labels]. In Rosângela Rennó BES Photo 2012. Lisboa: BES Photo, p. 10-28 [Português/inglês]
  • Duarte, Luisa. In: "ABC - Arte contemporânea brasileira. Duarte Luisa e Pedrosa" Adriano (orgs.). São Paulo: Cosac Naify, 2013, p.92-93
  • Navas, Adolfo Montejo. “Rosângela Rennó no país das imagens”. In No. www.no.com.br, dez. 2001.
  • Melendi, Maria Angélica e Miranda, Wander Melo.  “Um  mundo  paralelo”.  In Margens/Márgenes – Caderno de Cultura n. 1. Belo Horizonte/ Mar del Plata: maio 2001, p. 6-9.
  • [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Depoimento. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2003, p. 7-28.
  • Ferreira, José Guilherme R. “Entrevista – Rosângela Rennó”. In Cult n. 6. São Paulo: 1998, p. 4-11.
  • Herzog, Hans-Michael. “Conversation with Rosângela Rennó”. In La Mirada – Looking at Photograpphy in Latin America Today. Zurique [Zurich]:  Daros   Latin   America/Edition   Oehrli,   2002,   v..II,   p. 85-90  [english],   p. 149-154 [português].
  • Chiu, Melissa. “Rosângela Rennó Interview”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sidney - Nepean, 2000, p. 40-45.

Publicações da artista

Em livros e catálogos

  • "Do Arquivo à rede". In Coleção Museu de Arte de São Paulo Foto Cine Clube Bandeirante. São Paulo: MASP, 2016, p. 8-12.
  • “O  Estado  do  Mundo  para  a  série  Corpo  da  Alma.”  In O estado do mundo. António Pinto Ribeiro (org.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Temas e Debates, 2006, p. 223-233.
  • “Body of Soul series: The state of the World”. In The State of the World. António Pinto Ribeiro (org.). Manchester: Carcanet Press / Calouste Gulbenkian Foundation, 2006, p.1 60-168.
  • Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
  • O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify Edições/CCBB, 2003.
  • “Cicatriz: fotografias de tatuagens do Museu Penitenciário Paulista e textos do Arquivo Universal”. In A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Alexandre Santos e Maria Ivone dos Santos (org.). Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004, p. 223-227.
  • “Le Dialogue Vera Cruz” [Diálogo Vera Cruz / The Vera Cruz Dialogue]. In “Nous venons en paix: Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2004, p. 88-93 [français], p. 181-182 [english], p. 182-183 [português].
  • “Os artistas e suas obras – Rosângela Rennó” [The artists and their works]. In Mídia-arte: fomento e desdobramentos. Vitoria Daniela Bousso (org.). São Paulo:  Instituto  Sergio  Motta,  Cadernos  ISM  II/Coleção  Cultural,  2003,  p.  167-171.
  • “Memória e amnésia” [Memory and Amnesia]. In El final del eclipse: El arte de América Latina en la transición al siglo XXI. José Jiménez (org.). Madri [Madrid]: Fundación Telefónica, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2001, p. 244 [português], p. 246 [english].
  • “Vera Cruz”. In Virgin territories. Washington: National Museum of Women in the Arts, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2001, p. 96-97.
  • “10 textos do Arquivo Universal”. In Artelatina – cultura , globalização e identidades cosmopolitas, Heloisa Buarque de Hollanda (org.), ensaio visual/visual essay. Rio de Janeiro: Aeroplano/MAM-RJ, 2000, p. 35-44.
  • “United States”. In Roteiros – 24ª Bienal Internacional de São Paulo, ensaio visual. Adriano Pedrosa (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998, p. 108-113.
  • [sem título/untitled]. In Prospekt 96 – Photographie in der Gegenwartskunst. Zurich: Edition Stemmle, 1996, p. 260.
  • “Do Arquivo Universal para Almodóvar”. In Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de Almodóvar, Eduardo Peñuela Cañizal (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Anna Blume/ECA-USP, 1996, p. 113-136.
Em revistas
  • Rennó, Rosângela. “Cicatriz – Fotografias do Museu Penitenciário e textos do Arquivo Universal”. In Discursos sediciosos – Crime, direito e sociedade n. 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, 1998, p. 15-20. (Download)
  • “Vulgo”. In Atlantica Internacional n. 21, ensaio visual [visual essay]. Las Palmas: outono [autumn] 1998, p. 38-50.






SELECTED BIBLIOGRAPHY


Books, exhibition catalogues and brochures
  • Alzugaray, Paula. "Rosângela Rennó: o artista como  narrador". São Paulo, Associação Videobrasil, 2007. http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier029   (Download)
  • Alzugaray, Paula. "Aqui passa o trópico". São Paulo: Paço das Artes, 2007. Folder de exposição.
  • Bussac, Claude (dir.). Dicionário de Fotógrafos – A dictionary of Photographers. Madrid: La Fabrica editorial, 2007. P. 468-469.
  • Cador, ALmir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 148 e 149.
  • Cameron, Dan. “Rosângela Rennó”. In Cream. Contemporary Art in Culture. Londres [London]: Phaidon, 1998, p. 340-343.
  • “Entre as Linhas” [Between the Lines]. In Rosângela Rennó. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1995, p. 6-9.
    (Download)
  • Castellote, Alejandro, “Rituales de Identidad”. In Mapas Abiertos – Fotografía latinoamericana, 1991-2002. Barcelona: Lunwerg Editores, 2004, p. 80-81.
  • Chiarelli, Tadeu. “O trabalho de Rosângela Rennó: considerações preliminares”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p. 234-239.
  • “A fotografia contaminada”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p. 115-120.
  • "Among projections and rejections: The works of Rosângela Rennó”. In Turning the Map. Images from the Americas. Londres [London]: Camerawork/Arts Council Funded, 1992, p. 24.
    (Download)
  • Coelho, Teixeira. Arte no Brasil 1981 – 2006, Coleção Itaú Contemporâneo. São Paulo: Itaú Cultural, 2006, p. 292.
  • Costa, Luiz Cláudio. “Amnésia e imagem: modos de ver através da fotografia – Rosângela Rennó”. In A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2014, p. 129 – 145.
  • Dos Anjos, Moacir. “Mesmo diante da imagem mais nítida…” [Even in the clearest of images…]. In Rosângela Rennó, Recife, MAMAM, 2006, p. 2-15 [Português], p. 31-38 [English].(Download )
  • Duarte, Paulo Sergio. “Para reler o vermelho e o negro” [Rereading the red and the black]. In Rosângela Rennó, folder de exposição/exhibition folder. Rio de Janeiro: Laura Marsiaj Arte Contemporânea, 2001.
    (Download)
  • Durand, Régis. "Archive and memory - Where is the work of art?". In Pontbriand, Chantal (org.). Mutations: perspectives on photography. Paris: Paris Photo / Steidl, 2011, p.218-223 [English].
  • Fabris, Annateresa. “Identidades seqüestradas”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.). São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p. 273-279.
  • ______. "Fotografia e memória: teses em confronto". In CORNELSEN, Elcio e [and] VIEIRA, Elisa e [and] QUIJADA, Gonzalo (org.). Em torno da imagem e da memória. Rio de Janeiro: Editora Jaguatirica, 2016, p. 35-56
  • [sem título/untitled]. In APERTO'93-XLV Biennale di Venezia. Milão [Milan]: Flash Art, 1993, p. 382 e [and] in Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, p. 218.
    (Download)
  • "O outro eu". In CCSP – 91: Produções recentes. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1992.
    (Download)
  • Farias, Agnaldo. “Rosângela Rennó”. In Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002, p. 94-97.
  • Fisher, Jean. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p. 2-10.
    (Download)
  • Fatorelli, Antonio. Fotografia e viagem. Rio de Janeiro: Relume/Dumará, 2003, p. 20, 155.
  • “Fotografia e modernidade”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.), São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p. 85-97.
  • Frayse-Pereira, João A. “Arte Contemporânea e banalização do mal: o silêncio do espectador”. In Arte, dor – Inquietudes entre Estética e Psicanálise. (São Paulo: Ateliê Editorial, 2005, p. 293-328).
  • Garramuño, Florencia. "De la memoria a la presencia. Políticas del archive en la cultura contemporánea". In Mundos en común - Ensayos sobre la Inespecificidad en el Arte. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015, p.59-75.
  • ______. "Dossier de frutos extraños". In Mundos en común - Ensayos sobre la Inespecificidad en el Arte. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015, p.183-205.
  • Geczy, Adam. “A science of suppositions: Rosângela Rennó’s Archive Project”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó, Melissa Chiu (ed.). Sidney: University of Western Sydney-Nepean, 2000, p. 34-39.
    (Download)
  • Herkenhoff, Paulo. “Rennó ou a beleza e o dulçor do presente”. In Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp, 1997, p. 115-191.
    (Download)
  • ______. "Rosângela Rennó: a filosofia da instituição fotográfica". In Mulheres do presente, a clareza entre as sombras. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2016. p. 104 a 123.

  • “Rosângela Rennó, the philosophy of the photographic institution”. Artes Mundi 3, Cardiff:ArtesMundi Prize Limited, 2008 p.76-83
    (Download)
  • Herzog, Hans-Michael [org.]. “Rosângela Rennó”. In The Hours – Visual Arts of Contemporary Latin America. Zurique [Zurich]: Daros-latinamerica / Hatje Cantz verlag, 2005, pp. 26:00-26:05 [english, español].
  • Katzenstein, Inés. “Rosângela Rennó, teorias de la historia” [Rosângela Rennó, theories of history]. In Archivo Pons Artxiboa. Donostia/San Sebastian:  Diputación  Foral  de  Gipuzkoa,  2003,  p. 163-167 [castellano], p. 267-271 [english].
  • Krasny, Elke. “Hipocampo”. In Archiv X. Linz: O.K. Centrum für Gegenwartskunst, 1998, p. 196-199.
  • Landry, Pierre. “Histoires des Amériques”. In “Nous venons en paix…” / Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, 2004, p. 8-19 [français], p.128-137 [english].
  • Lagnado, Lisette. “Pequena e grande memória (sobre o trabalho de Rosângela Rennó)”. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Folder de exposição [exhibition folder].
    (Download)
  • Lapa, Pedro. “Rosângela, Comunidade sem nome” [Rosângela, Community without a name]. In Rosângela Rennó: Espelho diário. Lisboa [Lisbon]: Museu do Chiado, 2002, p. 7-35.
    (Download)
  • Machado, Arlindo. “A fotografia como expressão do conceito”. In O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. São Paulo: Contracapa e/and Marca d’Água, 2001, p. 135-136.
  • MAUAD, Ana Maria. "Uma história visual e os passados possíveis. A propósito da prática artística de Rosângela Rennó". In Fronteiras: arte, imagem e história, Sheila Cabo Geraldo (org.). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. p. 133-156.
  • ______. "Imagem e Memória". In Fronteiras: arte, imagem e história, Sheila Cabo Geraldo (org.). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. p. 125-132.
  • Melendi, Maria Angélica. “Bibliotheca: ou das possíveis estratégias da memória”. In Rennó, Rosângela, O Arquivo Universal e outros arquivos.  São  Paulo:   Cosac  Naify  Edições /  CCBB,  2003,   p. 23-35  [português],
    p. 37-49 [english].
  • “Memórias dos outros” [Borrowed memories]. In Rennó, Rosângela, Bibliotheca. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003, no prelo/in press.
  • “Archives du Mal – Mal d’Archive”. In Vulgo [Alias] – Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sydney – Nepean, 2000, p. 6-15.
    (Download)
  • Mesquita, Ivo. [sem título/untitled]. In 6 artistas – XXII Bienal Internacional  de  São  Paulo.  São Paulo:  Galeria  Camargo  Vilaça,  1994, p. 34-35.
    (Download)
  • Miranda, Wander Melo. “Cenas Urbanas – A violência como forma”. In Pensar a República, Newton Bignotto (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000, p. 179-190.
  • Nascimento, Lyslei de Souza. “Tatuagens e cicatrizes: performances narrativas na contemporaneidade”. In O Corpo em performance, Antônio Hildebrando (org.). Belo Horizonte: NELAP/FALE/UFMG, 2003, p. 97-111.
  • Pedrosa, Adriano. Sem título [untitled], volante de exposição [exhibition folder]. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2002.
    (Download)
  • Penna, Alícia Duarte. “Imaginação do Desastre”. In Rennó, Rosângela, Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
  • Petsini, Penelope. "Capitalist Realism. Future Perfect | Past Continuous."Thessaloniky: University of Macedonia Press, Thessaloniki Museum of Photography, 2018, p. 179-220
  • Ruiz, Alma. "Cicatriz". In Rosângela Rennó. Cicatriz. Los Angeles: Museum of Contemporary Art, 1996 p. 5-11.
  • Selligman-Silva, Márcio. “Desaparição da Fotografia”. Rio de Janeiro: Caixa Cultural RJ, 2007. Folder de exposição [exhibition folder].
    (Download)
  • Silva, Wagner Souza e. Foto o | Foto 1/ Wagner Souza e Silva. São Paulo: Fapesp, Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
  • Sütö, Wilma. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p. 12-14.
  • Visconti, Jacopo Crivelli. “Evidências ocultas” [Hidden Evidence]. In Shattered Dreams: Sonhos despedaçados / Beatriz Milhazes, Rosângela Rennó. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p. 42-54 [português], p. 26-38 [english].
    (Download)

Periodicals
  • Amaral,   Aracy.   “Brazil:   The  artistic  and  cultural  context”.  In  Lapiz  n. 134-135. Madri [Madrid]: julho/setembro, 1997, p. 36-47.
  • Barros, Regina Teixeira de. "Hipocampo". In Poliester n. 14. Cidade do México [Mexico City]: inverno de 1995-96, p. 54-55.
  • Biass-Fabiani,     Sophie.     “Rosângela     Rennó:     Mémoires     Réfléchies”.    In  Turbulences  vidéo  n.  50.  Clermont  Ferrand:  Janeiro  [january]  2006, p. 3-6.
    (Download - portuguese version) (Download - french version)
  • Bush, Kate. "Rosângela Rennó". In Flash Art n. 173. Milão [Milan]: nov./dez. 1993, p. 83.
  • Chiarelli,   Tadeu.   “Photography   in   Brazil   in   the   1990s”.    In   Lapiz   n. 134/135. Madri [Madrid]: jul./set. 1997, p. 110-123.
  • "La mirada contaminada – otras fotografias". In Poliester n. 8. Cidade do México [Mexico City]: 1994, p. 34-41.
  • Fernandes, Francisco Vaz. “Rosângela Rennó”. In Dif n. 29. Lisboa: junho [june] 2005, p. 61.
  • Gallo, Ruben, “Aperto Brazil”. In Flash Art n. 202. Milão [Milan]: out. 1998, p. 83-84.
  • Garulli, Lavinia e [and] Sansone, Valentina, “Focus Photography – Contemporary photography (part one)”. In Flash Art n. 232. Milão [Milan]: out. 2003, p. 91.
  • Herkenhoff, Paulo. “Rosângela Rennó y las ultimas fronteras del mirar”. In El Urogallo n. 110-111. Madri [Madrid]: jul./ago. 1995, p. 110-114.
  • Hollander, Kurt. “Crossover Dreams”. In Art in America. Nova York: maio 1998, p. 47-51.
  • Knight, Christopher. “The Writing on the Wall”. In Los Angeles Times: 3 de setembro de 1996.
    (Download)
  • Machado, Arlindo. “The vanishing camera obscura”. In World Art n. 4. Melbourne: 1996, p. 16-17.
  • Melendi, Maria Angélica. “Arquivos do mal – mal de arquivo”. In Revista Studium n. 11, 2003. www.iar.studium.unicamp.br
  • Pavan, Margot. “El espejo opaco de Rosângela Rennó”. In Arte Internacional, edición 21. Bogota: out/dez [oct/dec] 1994, p. 126-127.
  • Pedrosa, Adriano. “Rosângela Rennó at Museum of Contamporary Art, Los Angeles”. In Artforum, Nova York [New York]: jan. 1997, p. 90.
  • “Revelando identidades” [Developing identities]. In Poliester n. 11. Cidade do México [Mexico City]: inverno [winter] de 1995, p. 44-47.
    (Download)
  • Stahel, Urs. "A01 [COD.19.1.1.43] - A27 [S|COD.23]". In Du magazin n.839. Germany: september 2013, p.92-93.
  • Vasquez, Pedro Karp. "O Uso Criativo de Acervos Fotográficos". Rio de Janeiro: Funarte, 2016.
  • VIRAVA, Thiago. "Christian Boltanski e Rosângela Rennó: a identidade individual e nacional superada no coletivo?". In Boletim_3 Grupo de Estudos Arte & Fotografia. São Paulo: DAP-ECA-USP, 2009, p.157-167.

  • Volk,  Gregory.  “Rosângela  Rennó  at  Lombard-Freid”.  In  Art  in  America n. 10. Nova York [New York]: outubro [october] 2003, p. 125.

Interviews

  • Ruiz, Alma. "Rosângela Rennó with Alma Ruiz" [Rosângela Rennó con Alma Ruiz]. In Fleeting Imaginaries 2014 Cifo | Grants and Comissions Program Exhibition. Miami: Cifo, 2014, p. 25-28 [Inglês/Espanhol]
  • Navas, Adolfo Montejo. “Rosângela Rennó no país das imagens”. In No. www.no.com.br, dez. 2001.
  • Melendi, Maria Angélica e Miranda, Wander Melo.  “Um  mundo  paralelo”.  In Margens/Márgenes – Caderno de Cultura n. 1. Belo Horizonte/ Mar del Plata: maio 2001, p. 6-9.
  • [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Depoimento. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2003, p. 7-28.
  • Ferreira, José Guilherme R. “Entrevista – Rosângela Rennó”. In Cult n. 6. São Paulo: 1998, p. 4-11.
  • Herzog, Hans-Michael. “Conversation with Rosângela Rennó”. In La Mirada – Looking at Photograpphy in Latin America Today. Zurique [Zurich]:  Daros   Latin   America/Edition   Oehrli,   2002,   v..II,   p. 85-90  [english],   p. 149-154 [português].
  • Chiu, Melissa. “Rosângela Rennó Interview”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sidney - Nepean, 2000, p. 40-45.

Publications by the artist


In books and catalogues
  • "Do Arquivo à rede". In Coleção Museu de Arte de São Paulo Foto Cine Clube Bandeirante. São Paulo: MASP, 2016, p. 8-12.
  • “O  Estado  do  Mundo  para  a  série  Corpo  da  Alma.”  In O estado do mundo. António Pinto Ribeiro (org.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Temas e Debates, 2006, p. 223-233.
  • “Body of Soul series: The state of the World”. In The State of the World. António Pinto Ribeiro (org.). Manchester: Carcanet Press / Calouste Gulbenkian Foundation, 2006, p. 160-168.
  • Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
  • O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify Edições/CCBB, 2003.
  • “Cicatriz: fotografias de tatuagens do Museu Penitenciário Paulista e textos do Arquivo Universal”. In A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Alexandre Santos e Maria Ivone dos Santos (org.). Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004, p. 223-227.
  • “Le Dialogue Vera Cruz” [Diálogo Vera Cruz / The Vera Cruz Dialogue]. In “Nous venons en paix: Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2004, p. 88-93 [français], p. 181-182 [english], p. 182-183 [português].
  • “Os artistas e suas obras – Rosângela Rennó” [The artists and their works]. In Mídia-arte: fomento e desdobramentos. Vitoria Daniela Bousso (org.). São Paulo:  Instituto  Sergio  Motta,  Cadernos  ISM  II/Coleção  Cultural,  2003,  p.  167-171.
  • “Memória e amnésia” [Memory and Amnesia]. In El final del eclipse: El arte de América Latina en la transición al siglo XXI. José Jiménez (org.). Madri [Madrid]: Fundación Telefónica, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2001, p. 244 [português], p. 246 [english].
  • “Vera Cruz”. In Virgin territories. Washington: National Museum of Women in the Arts, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2001, p. 96-97.
  • “10 textos do Arquivo Universal”. In Artelatina – cultura , globalização e identidades cosmopolitas, Heloisa Buarque de Hollanda (org.), ensaio visual/visual essay. Rio de Janeiro: Aeroplano/MAM-RJ, 2000, p. 35-44.
  • “United States”. In Roteiros – 24ª Bienal Internacional de São Paulo, ensaio visual. Adriano Pedrosa (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998, p. 108-113.
  • [sem título/untitled]. In Prospekt 96 – Photographie in der Gegenwartskunst. Zurich: Edition Stemmle, 1996, p. 260.
  • “Do Arquivo Universal para Almodóvar”. In Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de Almodóvar, Eduardo Peñuela Cañizal (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Anna Blume/ECA-USP, 1996, p. 113-136.

In periodicals
  • Rennó, Rosângela. “Cicatriz – Fotografias do Museu Penitenciário e textos do Arquivo Universal”. In Discursos sediciosos – Crime, direito e sociedade n. 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, 1998, p. 15-20.
  • “Vulgo”. In Atlantica Internacional n. 21, ensaio visual [visual essay]. Las Palmas: outono [autumn] 1998, p. 38-50.





^Topo
^Top